domingo, 21 de setembro de 2014

Nanotecnologia contra o câncer de mama

O auto-exame das mamas é um dos métodos mais importantes para o diagnóstico precoce do câncer porém, tanto essa técnica como a mamografia têm suas limitações.
No entanto, um novo dispositivo poderia substituir os métodos tradicionais no diagnóstico prévio dessa enfermidade: uma “pele eletrônica” capaz de detectar pequenos nódulos no tecido mamário, com uma precisão que supera os demais métodos.
Desenvolvida por Chieu Van Nguyen e Ravi Saraf F., da Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA), a nova tecnologia poderia proporcionar uma taxa de sobrevivência ao câncer superior a 94%, graças à sua capacidade de detectar um nódulo ou massa inferior a 10 milímetros de espessura.
O “tecido” é confeccionado com nanopartículas e polímeros e, segundo os cientistas, atua com um elevado nível de sensibilidade para proporcionar imagens de qualidade, sem qualquer tipo de pressão ou desconforto.
Em experimentos com mamas de silicone, o dispositivo foi capaz de identificar com sucesso nódulos pequenos (5 mm) e profundos (20 mm), medidas muito difícil de detectar, inclusive para um médico experiente.
O estudo foi publicado na revista ACS Applied Materials & Interfaces e pode ser a chave para o combate de uma das formas mais comuns de câncer em mulheres.

Nenhum comentário: