domingo, 19 de outubro de 2014

Praia Escondida do México


Há uma misteriosa ilhota no Oceano Pacífico a poucos quilômetros de Punta Mita, no México, com uma praia no centro completamente rodeada de pedra vulcânica. Formada há cinco milhões de anos, este Eden inabitado conhecido como Praia Escondida faz parte do Parque Nacional Ilhas Marieta e continua a confundir geólogos.

Embora completamente invisível da costa, vista de cima a Ilha Escondida revela uma praia com águas cristalinas e dunas, cercada de pedra.
“Há várias formações geológicas estranhas de calcário, mas é muito mais surpreendente encontrar uma praia envolta em rochas vulcânicas como esta”, disse Benjamin Black, um vulcanólogo da Universidade da Califórnia. Geralmente a lenta erosão das rochas causada pelo mar é o que define a forma singular de uma ilha vulcânica.

Mas há possivelmente uma explicação mais sombria para a estranha formação da Praia Escondida. Antes da área se tornar parte de um parque nacional do México, as ilhas eram usadas ​​pelas Forças Armadas mexicanas como um local para testar bombas. Durante anos o governo detonou explosivos nas Marietas, longe do contato humano, até que um movimento liderado por Jacques Cousteau pressionou a Marinha a cessar suas atividades lá para proteger os recifes ao redor e o delicado habitat de baleias jubarte.
Fonte-opiniao

Nenhum comentário: