sábado, 20 de dezembro de 2014

Stent: retirando coágulos que bloqueiam vasos sanguíneos

Depois de três décadas, pesquisadores acharam um tratamento que melhora o prognóstico para pessoas que tiveram os piores tipos de derrame. Ao remover diretamente grandes coágulos de sangue que bloqueiam os vasos sanguíneos no cérebro, eles podem salvar o tecido cerebral que de outra forma morreria, permitindo que muitos voltem a ter uma vida independente.
Conduzido por pesquisadores na Holanda, o estudo foi publicado online, na última quarta-feira, 17, no New England Journal of Medicine.  Os pesquisadores suspeitam que uma das razões para o sucesso do tratamento é o uso de um novo tipo de “armadilha” para pegar os coágulos. O stent, que é basicamente uma gaiola de arame pequena que fica na extremidade de um cateter, é inserido na virilha e introduzido até uma artéria do cérebro. Quando a ponta do cateter atinge o coágulo, o stent é aberto e empurrado para dentro do coágulo, o que permite que o médico retire o cateter e o stent com o coágulo junto.
Cerca de 630 mil americanos têm derrames a cada ano, ocasionados por coágulos que bloqueiam os vasos sanguíneos do cérebro. De um terço a metade dos casos, o coágulo se encontra em um vaso sanguíneo grande, o que potencializa as sequelas. O remédio tPA funciona para os casos de coágulos menores, que são dissolvidos pela droga. Até agora nenhum tratamento tinha funcionado para quem tinha coágulos grandes.
O novo estudo foi feito com 500 pacientes que tiveram derrames. Um a cada cinco que usaram apenas o tPA se recuperaram o suficiente para voltar a ter uma vida independente. Mas um a cada três casos que também tiveram o coágulo removido diretamente foram capazes de voltar a ter uma vida independente logo depois do derrame.


Nenhum comentário: