sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Nano-drones desentupindo artérias

A nanotecnologia também demonstrou interesse nos drones, tecnologia em ascensão nas mais diversas indústrias ao redor do mundo. Agora cientistas divulgaram uma técnica que mostra nanopartículas que agem como um tipo de drone para eliminar placas de colesterol acumulado nas artérias.
Até o momento, este tratamento só foi aprovado em ratos, segundo um estudo publicado na revista especializada Science Translational Medicine de 18 de fevereiro.
Ainda faltam experiências para fazer, mas os médicos estão entusiasmados com esta possível alternativa para combater a arteriosclerose – obstrução de artérias por acúmulo de gordura -, uma das primeiras causas de morte nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.
“Este é o primeiro exemplo de uma tecnologia específica que usa nanopartículas para reduzir a arteriosclerose em um modelo animal”, disse Omid Farokhzad, professor da escola de medicina da Universidade de Harvard e um dos autores do estudo. “Depois de anos de pesquisas e colaborações, pudemos usar a nanotecnologia para curar inflamações e remodelar e estabilizar as placas em um modelo de arteriosclerose avançada” acrescentou.
Neste caso em particular, os cientistas usaram nano-medicamentos para levar o medicamento aos locais onde se formaram as placas.
Um grupo de ratos que estavam com as artérias endurecidas por causa de uma arteriosclerose avançada foi submetido durante cinco semanas a este tratamento inovador com nano-drogas, enquanto outro grupo de roedores não foi tratado.
Entre os ratos que receberam o tratamento, “os danos nas artérias foram reparados significativamente e as placas se estabilizaram”, constatou o estudo.
No entanto, os cientistas desconhecem até que ponto seria eficaz este tratamento em humanos e as experiências neste sentido podem levar anos antes de começar.


Nenhum comentário: